Indicação de filme - I.A Inteligência Artificial 2001

| |


Hi Deetz, como vão vocês? ♥ Com esses meses em casa, estou em uma profunda imersão nas teorias de Bauman, refletindo bastante sobre o mundo líquido. Outro assunto bastante abordado por ele é o crescimento exponencial das tecnologias, o que é muito interessante e chega também a ser um pouco assustador!

Bom, o primeiro nível de Inteligência Artificial Superficial já foi completamente dominado pelo Homem. Ela é considerada fraca e já estamos bem familiarizados com ela, como em nossas calculadoras, algoritmo de redes sociais, entre outros.
Recomendo que leiam esta resenha do Guia de Leitura, onde ela explica detalhadamente o artigo de Tim Urban com todos os níveis de inteligencia, inclusive a mais poderosa delas, sendo a Superinteligência. E no final da postagem a historia assustadora de Turry. Se possível, ajude financeiramente o Guia de Leitura a produzir conteúdos de forma independente.
A Inteligência Artificial pode ser categorizada em três principais níveis. Nesta postagem vamos focar no segundo nível, onde a inteligência é forte e de nível humano. A partir do nível dois, o ser humano se sente ameaçado pela tecnologia, embora continue a desenvolvê-la. Essa inteligência é totalmente capacitada a pensar, debater e a aprender a partir das experiências. Ela não é um robô e sim o que há por dentro deles, ela é o software! E os dados nem sempre precisam de um corpo.

Além do medo de que as máquinas possam vir a substituir todas as nossas tarefas, também temos casos como a boneca Annabelle e o brinquedo Chuck, que são objetos inanimados e controlados por uma força diabólica. E essa visão infelizmente já foi associada aos robôs, já que eles não são produtos da natureza divina. Mas a verdade é que essa inteligência, assim como todos nós, luta pela sua sobrevivência, ela não odeia humanos mais do que você odeia seu cabelo quanto corta ou as bactérias quando você toma um antibiótico! Só é totalmente indiferente. Já que ela não foi programada para valorizar a vida humana.

Mas supondo que sua programação seja sentimental, nós Humanos conseguiríamos amar os robôs? Essa é a realidade vivida por David em I.A Inteligência Artificial, lançado no ano de 2001. Dirigido por Steven Spielberg o filme ganhou o Prêmio Saturno de Melhor Roteiro e Prêmio Saturno de Melhor Música.
O primeiro menino-robô programado para amar, David, é adotado por um funcionário da Cybertronics e sua esposa. Apesar de aos poucos ele ir se tornando o filho do casal, uma série de circunstâncias inesperadas dificulta a vida de David. Sem a total aceitação dos humanos ou das máquinas, o menino-robô embarca em uma jornada para descobrir seu verdadeiro mundo.



  

Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.
Sério, esse filme é perfeito do começo ao fim, sua duração é de 2h e 26m MUITO bem desenvolvidos, onde você se apega aos personagens e tenta entende-los. Ele é um filme incrivelmente lindo e que me fez chorar em diversas cenas! Eu super indico, vocês já assistiram? Outro filme com esse tema é "Copias - De volta a vida", sensacional também e possui no catálogo da Netflix!!!

 ♥ ♥ ♥ CLIQUE PARA ASSISTIR ♥ ♥ ♥


13 comentários:

  1. Realmente pensar que robôs ou softwares podem nos substituir é algo assustador mesmo, credo hahahahha.
    Esse filme é beeem legal, faz muito tempo que não assisto, mas lembro que quando assisti gostei bastante.
    Deu vontade de ver novamente :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica como vai? Eu assisti a este filme faz um tempão, mas lembro que me agradou bastante. Que bom que você gostou de assistí-lo, pois o filme é muito bom mesmo. Adorei a sua resenha do filme, ficou excelente. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é muito bom, PQPPPP!!!!

    Beijo, Bru.
    maniadebruna.com.br

    ResponderExcluir
  4. JESS
    COMO ESSE FILME DESTRUIU MEU CORAÇÃO
    e DESTRÓI todas as vezes que acompanho do inicio ao fim ou só de ver o finalzinho não é brincadeira!
    É dificil amar um robo, mas como não amá-lo???????????????????????????

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  5. Quando vi esse filme pela primeira vez, ele conseguiu me destruir completamente. Fiquei apaixonada pelo David, passei raiva assistindo e quis um robô como o Jude Law para mim. É um filme bem agridoce mas indispensável, né? Amei a dica <3

    Abraço,
    Blog Parágrafo Cult | @paragrafocult

    ResponderExcluir
  6. Okay, esse é o meu filme da Sessão da Tarde. Eu simplesmente adorava o fato de ele ser um robô e acreditar em magia. Assisti recentemente na Netflix.
    Nostalgia Barbie

    ResponderExcluir
  7. Oi Jessica, tudo bem?
    Nossa, gosto muito desse filme. Acho que assisti uma ou duas vezes só, mas se tiver oportunidade assisto de novo. Acho que eu conseguiria desenvolver sentimentos pelo robô. Nunca foi muito fácil para mim lidar com pessoas de carne e osso... hahahaha...

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
  8. Nooossa, eu me lembro quando saiu esse filme e a febre que foi. Já perdi as contas de quantas vezes já assisti. Realmente, o filme é mara!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Pensa num filme que me faz chorar até hoje.
    Várias vezes com coração na mão por causa desse menino kkkk

    Se fosse como ele, não veria motivo para me sentir ameaçada. Kkkk

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um filme destruidor! Adorei a indicação do material pra leitura acho sempre muito bom conhecer um pouco sobre várias áreas.
    Beijoss

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  11. Eu chorei tanto com esse filme quando era criança, e ainda sinto vontade de chorar toda vez que me lembro.

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro esse filme! Inclusive, tem um episódio do Black mirror em que faz bastante referência com este filme, simplesmente incrível a maneira como retratam a inteligência artificial ��

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro esse filme! Inclusive, tem um episódio do Black mirror em que faz bastante referência com este filme, simplesmente incrível a maneira como retratam a inteligência artificial 💖

    ResponderExcluir